quinta-feira, 5 de maio de 2011

Óculos de sol #2

Para continuar os post sobre óculos de sol acho devo também um pouco de pesquisa a respeito do assunto.
Então vamos contar um hitorinha rápida.
Sabiam que a primeira lente escura de que se teve notícia foi uma lâmina verde do imperador Nero, no século 1? (Gostaria de saber quem estava lá pra verificar!)
E que o  primeiro par de óculos com lentes escuras e armação, pesado e desconfortável, surgiu na Alemanha, no século 13.
Mas foram os franceses, no século seguinte, que deram um novo design ao acessório e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. Os modelos atuais, só surgiu no século 17 e, até o século 20, era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, o cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas viraram moda nos anos 70. Hoje as melhores são as verdes, marrons, pretas e cinzas, que absorvem mais de 80% da luz.
 Agora uma curiosidade sobre umas das marcas mais famosas. RAY BAN:
Durante a 2ª Guerra Mundial o Tenente Mac Cready procurou  algo com mais proteção tanto para ele quanto para seus soldados. A empresa sugeriu criar óculos com lentes grossas e com design de mais proteção, alem de ter um estilo de guerrilha. O Resultado foi rápido, pois surgiram então uns óculos totalmente novos e muito atraentes. Logo o Tenente apresentou esses óculos a toda sua Frota. O Sucesso era Certo. Mais Por que chamar de oculos Ray Ban? • O Óculos do Tenente era Anti Raios ultravioletas e anti raios infravermelhos. Ray vem da palavra -Ray, Raio em inglês e as três primeiras letras de bannish (banir) em inglês. Ai surge a palavra Ray Ban.

Sem comentários:

Enviar um comentário